Imagem: Denis Ferreira Netto/SEDEST
O Governo do Estado do Paraná deu início a uma das maiores ações de preservação ambiental e resgate de sua identidade natural. Por meio do programa "Paraná Planta o Futuro", a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT) estão coordenando a distribuição estratégica de 668 mil mudas de Araucária (Araucaria angustifolia), a árvore símbolo dos paranaenses.
A iniciativa visa recompor áreas de preservação permanente (APPs), reservas legais e incentivar o plantio comercial e sustentável da espécie, que hoje se encontra sob ameaça de extinção.
Preservação e fomento à economia sustentável
Além do forte apelo ecológico para a conservação da biodiversidade e manutenção da fauna local — como a gralha-azul, que depende diretamente dos pinheirais —, o programa também enxerga a araucária como uma alternativa econômica viável para o homem do campo.
As mudas distribuídas possuem alta qualidade genética, selecionadas para garantir um bom desenvolvimento tanto para a produção futura de pinhão quanto para projetos de manejo sustentável. Com isso, o Estado une a responsabilidade ambiental ao fortalecimento da agricultura familiar e do turismo rural.
Como garantir as mudas?
A entrega das mudas está sendo realizada de forma descentralizada através dos escritórios regionais do IAT em todo o território paranaense. Podem solicitar os pinheiros:
-
Produtores rurais cadastrados;
-
Municípios e instituições de ensino;
-
Organizações não governamentais (ONGs) focadas em reflorestamento.
O estoque bilionário de mudas nativas do Paraná reforça o compromisso do Estado em se manter como uma das regiões mais sustentáveis e verdes do país, garantindo que as futuras gerações continuem a contemplar a beleza e a riqueza dos nossos tradicionais pinheirais.
Via: AEN
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.