Imagem: Marcello Casal jr
O mercado de trabalho brasileiro encerrou o ano de 2025 com marcas históricas. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo IBGE, através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, 19 estados e o Distrito Federal registraram as menores taxas de desemprego de toda a série histórica, iniciada em 2012.
No cenário nacional, o desemprego consolidado de 2025 ficou em 5,6%, o patamar mais baixo já medido. O destaque positivo ficou com Mato Grosso (2,2%) e Santa Catarina (2,3%), que apresentaram os menores índices do país. O Paraná também figura entre os estados com pleno emprego, registrando uma taxa de apenas 3,6%.
Desempenho Regional e Médias
Das 27 unidades da federação, 12 ficaram com índices abaixo da média nacional. Por outro lado, o rendimento médio do trabalhador brasileiro subiu para R$ 3.560, impulsionado pelo dinamismo do setor econômico e pelo aumento do rendimento real. O Distrito Federal lidera o ranking de salários, com média de R$ 6.320, seguido por São Paulo e Rio de Janeiro.
Desafios da Informalidade
Apesar dos números recordes na ocupação, a informalidade ainda é um desafio, atingindo 38,1% da população ocupada. Estados das regiões Norte e Nordeste, como Maranhão e Pará, ainda apresentam taxas de informalidade superiores a 58%, evidenciando a necessidade de políticas para garantir direitos previdenciários e trabalhistas a esses cidadãos.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.