Imagem: Nasa
Uma nova e intrigante descoberta em Marte está reforçando a hipótese de que o planeta vermelho já foi muito mais úmido e potencialmente habitável no passado. Um estudo recente, publicado na revista científica Communications Earth & Environment, revela que uma rocha incomum encontrada na Cratera de Jezero sugere a existência de um clima tropical antigo no planeta.
O Mineral Tropical
-
Localização: A rocha foi identificada pelo rover Perseverance, da NASA, na Cratera de Jezero . Esta região já possui evidências de ter abrigado um antigo lago há quase 4 bilhões de anos.
-
Identificação: Após análise detalhada, os pesquisadores sugerem que o material encontrado é a caulinita, um mineral rico em argila e alumínio.
-
Significado Terrestre: Na Terra, a caulinita se forma ao longo de milhões de anos em regiões de clima tropical, que são caracterizadas por alta umidade e chuvas frequentes.
O principal autor do estudo, Adrian Broz, da Universidade Purdue (EUA), explica que a presença da caulinita em um ambiente árido e frio como o Marte atual indica que já houve muito mais água na superfície do planeta do que se observa hoje.
Implicações para a Vida
Embora a descoberta não garanta que Marte tenha tido um clima exatamente igual ao tropical da Terra, ela fornece uma evidência concreta de que o planeta foi extremamente úmido em algum momento de sua história geológica.
Para os cientistas, a descoberta é vital, pois a presença abundante de água é um dos elementos essenciais para a formação da vida como a conhecemos. A análise desses pequenos fragmentos é, até o momento, a principal prova concreta de um passado aquoso e possivelmente mais quente em Marte, o que alimenta as buscas por pistas de vida pretérita.
Via: CNN Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.